Alertas Alertas

Back

Alerta 2178 (Tecnovigilância) - SYSMEX - CELLPACK D - Erro de rotulagem

Área: GGMON

Número: 2178

Ano: 2017

Resumo:

Alerta 2178 (Tecnovigilância) – SYSMEX - CELLPACK D – Erro de rotulagem.


Identificação do produto ou caso:

Nome comercial: CELLPACK D Nome técnico: TAMPÕES, DILUENTES E DEMAIS SOLUÇÕES PARA ANÁLISE LABORATORIAL Número de registro ANVISA: 80015490090 Classe de risco: I Modelo afetado: CELLPACK DCL Números de série afetados: P5016 - ÚNICO LOTE COM O REFERIDO PROBLEMA.


Problema:

A SYSMEX DO BRASIL DO BRASIL TOMOU CIÊNCIA DE UMA DIVERGÊNCIA NA EMBALAGEM SECUNDÁRIA DO LOTE  P5016 DO PRODUTO CELLPACK   DCL (DCL-300A),DILUENTE PARA A SÉRIE XN. . A CAIXA (EMBALAGEM SECUNDÁRIA) INDICA O PRODUTO CELLPACK (PK-30L), DILUENTE PARA SÉRIE X. PORÉM, A ETIQUETA DA MESMA CAIXA  E O REAGENTE PROPRIAMENTE DITO, CONTIDO NA EMBALAGEM, CORRESPONDEM AO PRODUTO CELLPACK DCL (DCL-300A). A FALHA NA EMBALAGEM SECUNDÁRIA NÃO INTERFEE NA QUALIDADE FINAL DO PRODUTO OU DO TESTE DIAGNÓSTICO.


Ação:

Ação de Campo Código RC0109 desencadeada sob responsabilidade da empresa SYSMEX DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. 


Histórico:

Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde)

 

Empresa detentora do registro: SYSMEX DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. CNPJ: 029234140001-18. ENDEREÇO: RUA JOAQUIM NABUCO, 615 - CIDADE JARDIM - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR. TELEFONE: 41-2141314.

Fabricante:  SYSMEX DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. CNPJ: 029234140001-18. ENDEREÇO: RUA JOAQUIM NABUCO, 615 - CIDADE JARDIM - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR. TELEFONE: 41-2141314.


Recomendações:

OS CLIENTES QUE ADQUIRIRAM ESTE LOTE DE PRODUTO, FORAM CONTACTADOS ATRAVÉS DE E-MAIL E POSSÍVEL LIGAÇÃO TELEFÔNICA , QUE EXPLANOU SOBRE A INUTILIZAÇÃO DOS LOTES ADQUIRIDOS COM O REFERIDO PROBLEMA SUPRACITADO, QUE CONSISTE NA DESCARACTERIZAÇÃO COMPLETA DO PRODUTO PARA A SAÚDE; ALÉM DO REEMBOLSO DOS PRODUTOS. OS CLIENTES FORAM INFORMADOS QUE A UTILIZAÇÃO DO PRODUTO NÃO INTERFERIU NA QUALIDADE E QUANTIDADE DOS TESTES DIAGNÓSTICOS, E QUE TAL SITUAÇÃO DE PEDIDO DE  DESCARTE DE PRODUTOS,  SE APLICA POR PRIMAR PELA SEGURANÇA E RASTREABILIDADE DO LOTE EM QUESTÃO. CARTA DE COMUNICAÇÃO COM AS RECOMENDAÇOES AO CLIENTE EM ANEXO.

 

Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo:

Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA. Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade.

 

 

Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp>

 


Anexos:




Informações Complementares:

- Data de identificação do problema pela empresa: 22/08/2016

- Data da entrada da notificação para a Anvisa: 15/10/2016

 

A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso.